• Raimed Diagnóstico por imagem

4 de Fevereiro: Dia Mundial do Câncer



Em 2020 o Dia Mundial do Câncer completa 20 anos. Essa data foi estabelecida para conscientizar o mundo todo sobre a epidemia de câncer, que tende a aumentar nos próximos anos, bem como disseminar informações a respeito da doença e conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção. Para celebrar esta data, o INCA (Instituto Nacional do Câncer) lançou a publicação “Estimativa 2020: Incidência de câncer no Brasil”, nesta publicação são evidenciados dados referentes ao câncer.


Segundo a publicação, atualmente 7,6 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência ao câncer, destes 4 milhões tem idade entre 30 e 69 anos, estima-se que se houvesse o diagnóstico antecipado, cerca de 1,5 milhões de mortes seriam evitadas. A menos que medidas sejam tomadas, a previsão é de que em 2025 as mortes prematuras por câncer atinjam 6 milhões ao ano.


O papel do INCA, como membro da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e órgão auxiliar para a política de controle do câncer no Ministério da Saúde, é sugerir e promover discussões e ações de comunicação, reforçando a relevância de uma atuação em rede nacional, regional e global. Desde 2019 a campanha #EuSoueEuVou tem sido difundida nas redes, visando expor e engajar a temática do câncer, incentivando a construção de ações de consciência global.


Mas, o que é câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.


Como surge o câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas.


Como prevenir o câncer?

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.

O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais.


Agora que você já sabe mais sobre o câncer, clique aqui para conferir algumas dicas de prevenção.


Dados fornecidos pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer, disponível em https://www.inca.gov.br/ )

2 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018por Tecnologia a serviço da vida. Criado orgulhosamente Raimed