• Raimed Diagnóstico por imagem

Você sabe como se preparar para uma Ressonância Magnética?

Atualizado: Jan 23

Tudo que você precisa saber sobre exame


O exame de Ressonância Magnética é um método diagnóstico por imagem que utiliza uma avançada tecnologia magnética para retratar imagens de alta definição do corpo sem provocar dor ou a utilização de radiação. é usado na análise de doenças cardíacas, abdominais, cervicais, neurológicas e ortopédicas. É um exame indolor é o mais indicado para a identificação de problemas de saúde, como por exemplo:

câncer; infartos; fraturas; analisar inflamações ou infecções no cérebro, nervos ou articulações; identificar massas ou tumores nos órgãos do corpo; observar alterações nos vasos sanguíneos, como aneurismas ou coágulos, lesões nos órgãos internos e até infecções.


O que acontece antes do exame? Antes do exame, você será entrevistado ou responderá a um questionário, com informações sobre tudo o que for importante. Traga com você os resultados de exames anteriores e filmes, se houver.


Informações importantes Para sua completa segurança, algumas informações são necessárias:


Você tem algum metal no corpo? Você pode permanecer deitado em posição horizontal sem se movimentar por um período médio de 20 minutos? Você é portador de Marca-passo cardíaco? Clips de aneurisma cerebral? Implantes metálicos? Implantes eletrônicos? Neuroestimuladores?Você suspeita de gravidez? Você se submeteu a alguma cirurgia nos últimos 6 meses?

Se você respondeu sim a alguma dessas questões, ou tiver alguma dúvida, converse com o profissional da clínica antes da realização do exame para os devidos esclarecimentos.


SE SEU EXAME ESTA MARCADO PARA REALIZAÇÃO COM CONTRASTE DEVE-SE TOMAR OS SEGUINTES CUIDADOS PRÉ EXAME:


  • Estar em jejum absoluto, inclusive de água, porém se utilizar medicação de uso contínuo, para casos de por exemplo: hipertensão, ou outras comorbidades, pode fazer o uso do medicamento com ingesta de um pouco de água

  • Chegar no local onde se realizará o exame com pelo menos 30 minutos de antecedência

  • Pacientes menores de 18 anos ou com mais de 65 anos devem estar com acompanhante que tenha condições de ser acompanhante e que permanecera no local até o final do exame

  • Trazer para seu cadastro documento com foto, cartão do convênio, pedido médico, guia autorizada pelo convênio

  • Se possível trazer exames anteriores recentes, como: ultrassom RX, Tomografia, ou ressonância magnética da região a ser estudada

  • Retirar brincos, presilhas, correntes, relógios ou qualquer adorno de metal, não utilizar hidratantes, óleos corporais, maquiagens ou com cabelos molhados devido a risco de queimaduras

  • Utilizar roupas confortáveis que não contenham metal ou detalhes em metal, caso não possa comparecer com este tipo de roupas, será fornecido roupa privativa própria para realização do exame

  • Ir ao banheiro antes de iniciar o exame para não gerar transtornos durante o exame.

CUIDADOS DURANTE O EXAME

A duração do exame é de aproximadamente 20 a 30 minutos dependendo das condições do paciente (ser colaborativo, tentar ficar imóvel no posicionamento colocado o tempo que for preciso, não ter condições especiais.)

Em caso de qualquer desconforto haverá uma campainha que poderá ser acionada. Durante todo o exame o paciente ouvirá batidas em intervalos regulares, que significam que as imagens estão sendo captadas e é principalmente nesse período que é preciso ficar imóvel. É preciso ficar alerta o suficiente para cumprir uma série de instruções que os profissionais deverão estar passando, por exemplo, prender a respiração por 15 a 25 segundos algumas vezes ao longo do exame. Outra importante consideração é que durante todo o exame de ressonância magnética o paciente deve ficar acordado. Se cochilar o corpo pode se contorcer e as imagens saírem distorcidas e borradas, sendo necessário um novo exame.


Condições que contraindica a ressonância magnética

  • Utilizar Marca-passo cardíaco

  • Clipe de aneurisma

  • Prótese coclear metálica, implantes otológicos e aparelhos auditivos não removíveis

  • Projétil de arma de fogo

  • Tatuagens e maquiagem definitiva com menos de 45 dias

  • Circunferência abdominal acima de 150 cm e peso acima de 200 kg não é suportado pelo equipamento.

Obs.: Aparelhos ortodônticos não contra indicam a realização do exame, porém em exames de crânio, caso ocorra artefatos a indicação é que seja retirado o aparelho ortodôntico pelo dentista no dia anterior ao exame.


CUIDADOS APÓS O EXAME

Ao término da ressonância magnética as imagens serão revistas pelo técnico responsável que irá emitir um laudo. Após o exame, o paciente pode seguir normalmente com suas atividades, já que se trata de um procedimento inócuo e sem qualquer interferência no funcionamento do corpo. Se o paciente recebeu o contraste e não tiver restrição de líquidos, é importante aumentar a ingestão de líquidos por um dia. Para mulheres que estejam amamentando, o eventual uso de contraste, implica a necessidade de interromper temporariamente a amamentação, em geral por um período de 48 horas com orientação do seu médico.


GESTANTE PODE REALIZAR EXAME DE RESSÔNANCIA MAGNETICA?

PODE SIM INDEPENTENDE DA IDADE GESTACIONAL COM RECOMENDAÇÃO E ORIENTAÇÃO MÉDICA, O QUE NÃO PODE É REALIZAR A APLICAÇÃO DO CONTRASTE QUE É PREJUDICIAL AO BEBE.


#dicasdeblog #DicasdeSaúde

34 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018por Tecnologia a serviço da vida. Criado orgulhosamente Raimed