• Raimed Diagnóstico por imagem

Cuidados com sua pele durante o carnaval



Sabemos que o verão é a época mais quente do ano, e com maior incidência solar, e também quando acontece uma das maiores festas brasileiras: o carnaval. Durante os dias 21 e 25 de fevereiro, as pessoas irão as ruas para sambar, se divertir e aproveitar o calor da estação mais quente do ano. Mas, se você quer curtir essa época da melhor forma possível não pode esquecer dos cuidados que tem que ter para se proteger contra o sol.

Porque devemos se proteger contra o sol?

Os raios UVA e UVB produzidos pelo sol representam 95% da radiação que atingem o corpo. Eles penetram profundamente na pele e, por terem efeito cumulativo, podem provocar o surgimento de pintas, sardas, manchas e rugas. Além de tumores benignos (não cancerosos) ou malignos como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Por isso, você deve ter alguns cuidados com a exposição ao sol, principalmente no verão:


Cuidados com o sol: escolha um bom protetor solar

Entre os cuidados que devemos ter com o sol, um dos principais é a escolha do fotoprotetor ideal. O produto deve oferecer boa absorção dos raios UVA e UVB. Além disso, não pode irritar a pele e precisa ter certa resistência à água.

Existem dois tipos no mercado:

Protetores solares físicos ou inorgânicos– feitos com dióxido de titânio e óxido de zinco. Eles se depositam na camada mais superficial da pele, refletindo as radiações incidentes;

Protetores solares químicos ou orgânicos– funcionam como uma espécie de esponja dos raios, transformando-os em calor e evitando os perigos da exposição ao sol.


Use óculos de sol de qualidade

Os olhos também podem sofrer com a ação dos raios UV e por isso não devem ser esquecidos na hora de se expor ao sol.

As lentes devem ser escuras e contar com proteção solar UV400, que filtra os raios ultravioleta e preserva a saúde dos olhos. Na hora de escolher o seu óculos de sol, dê preferência aos produtos de qualidade garantida, para ter certeza que não irá causar mais danos do que cuidados ao sol.


Beba muita água

Uma das consequências mais comuns da exposição ao sol sem os devidos cuidados é a desidratação do corpo. Os sintomas começam com a sensação de boca seca e podem evoluir para dor de cabeça, tontura, cansaço extremo e pode até causar desmaios.

Para se prevenir, é necessário aumentar a ingestão de líquidos, como chás, sucos e principalmente água, que deve ser consumida em pequenas quantidades a intervalos regulares. Quem pratica atividade física, seja em academia ou ao ar livre, deve caprichar ainda mais no consumo de líquidos.



Use roupas com fator de proteção

Apesar de ainda não serem populares no Brasil, as roupas produzidas com tecidos especiais e que oferecem proteção ultravioleta — contra cerca de 95% dos raios UV — são práticas e confortáveis.

A trama do tecido permite que a pele respire e protege continuamente, ao contrário do protetor solar que precisa ser reaplicado periodicamente.


Mantenha uma alimentação leve e saudável

A alimentação no verão é um fator importante para a saúde e o bem-estar nos dias mais quentes. É importante consumir alimentos leves, evitando o excesso de gorduras e açúcares e dando preferência a frutas, vegetais, hortaliças, carnes magras e cereais integrais.

Também é importante se alimentar em pequenas porções a intervalos curtos, fazendo lanches entre as principais refeições.


Não deixe de aproveitar ao máximo as festas dos próximos dias, podendo se divertir com seus amigos e familiares debaixo de muito sol e calor, sem, é claro, cuidar da sua pele e do seu corpo. Nada como estar de consciência tranquila na quarta-feira, 26, sabendo que sua pele e sua saúde estão sempre em primeiro lugar!


Gostou das dicas? Nos acompanhe também nas redes sociais, procurando por @raimedfw ou @raimedmh no Instagram ou Facebook para diversas informações e cuidados com sua saúde!

3 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018por Tecnologia a serviço da vida. Criado orgulhosamente Raimed