• Raimed Diagnóstico por imagem

Quando se trata de saúde: NÃO pergunte ao Google



Uma pesquisa realizada pelo Google no ano passado apontou que 26% dos brasileiros utilizam o site de buscas para buscar alguma informação quando apresentam algum problema de saúde, isso antes mesmo de buscar um profissional da área. Muitas vezes isso ocorre por que a pessoa não possui um plano de saúde, não tem condições de pagar uma consulta particular ou não confia muito no profissional da área.

Apesar da internet ser uma ferramenta que ajuda, e muito, na busca de informação, quando se trata da saúde é preciso ter cuidado. Acontece que, ao ler sobre um determinado diagnóstico, a pessoa pode se apavorar, isso por que pode ter alguns detalhes sobre a doença que o médico iria lhe passar a informação no decorrer do tratamento e com isso pode trazer um drama maior do que se esperava.


A busca por informação incorreta pode causar a chamada ‘Crise pós-busca”, ocasionando atrasando no seu tratamento, pode levar a depressão por saber que a doença é mais grave do que imaginava e, na maioria dos casos, iniciar um tratamento por conta própria, o que agravaria ainda mais os sintomas.

Temos que ter muita consciência que um problema de saúde poder variar entre as pessoas. Uma simples dor de cabeça para mim é tratada com um remédio enquanto para o outro pode ser um caso mais grave, chegado até a necessidade de uma cirurgia.

Claro que muitas informações sobre as doenças são verdadeiras, escritas por especialistas, mas sim, temos milhares que são falsas ou acaba ganhando maior proporção do que a realidade.


Como não é possível proibir o paciente de buscar informações na internet é importante observar algumas dicas: cheque sempre a fonte e busque sites confiáveis, não acredite em site que prometam curas milagrosas ou terapias experimentais, e pesquise sempre pelo autor, confira seu CRM e busque mais informações no conselho regional em que está inscrito.


Mas, o mais importante, procure sempre um médico de confiança, além de ser a melhor fonte de informação ele tem a obrigação de ser o mais transparente possível com o paciente.




Dr. Diego Cassol Dozza é neurocirurgião e atende na Clínica Raimed.

Agende sua consulta hoje, pelo telefone (55) 3744-3100 ou pelo WhatsApp clicando no link http://bit.ly/RaimedWhatsApp

13 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018por Tecnologia a serviço da vida. Criado orgulhosamente Raimed