• Raimed Diagnóstico por imagem

Silicone aumenta o risco de câncer de mama? 4 dúvidas que você tem sobre cirurgias plásticas



CIRURGIA: a palavra pode assustar um pouco, mas quando se fala de cirurgia plástica a estranheza diminui por conta da sua popularidade. A vezes, a cirurgia plástica pode ser uma opção, um sonho e vontade de conquistar a autoconfiança e elevar a auto-estima. Mas ela também pode ser uma necessidade, quando uma intervenção cirúrgica anterior foi necessária.


Independente do caso, não há motivos porquê se medo das cirurgias plásticas, e muito menos ficar com questões quanto ao procedimento. Pensando nisso, a Raimed escolheu as 4 dúvidas mais pesquisadas no buscador Google e pediu para o cirurgião plástico Willian Segalin responder pra gente. Confira:


1 - Pessoas com mais de 65 anos podem fazer cirurgias plásticas?

Podem sim, a cirurgia plástica em idosos tem aumentado cada vez mais. Uma pesquisa feita em Porto Alegre com pessoas com mais de 60 anos mostrou que 70% delas sentem alguma insatisfação corporal. Com a autoimagem em baixa, é provável, que o ser humano se descuide, em todos sentidos, entre eles, exercício físico, alimentação, ou seja , envelhecem com menos qualidade de vida.

Neste cenário a cirurgia plástica pode ser uma forma de resgatar a autoestima de pessoas mais velhas.

Uma dúvida bastante comum entre os pacientes acima dos 65 anos é com relação aos riscos. Tenho visto uma expectativa de vida cada vez maior, inerente a isto, uma procura maior de pacientes com esta idade em consultórios de cirurgia plástica. A avaliação do estado de saúde é muito importante. O Cirurgião Plástico saberá avaliar, juntamente com sua equipe, Cardiologista, Nutricionista se aquela cirurgia desejada cabe ou não para o paciente naquele momento.

Pacientes da terceira idade podem e devem cuidar da sua autoestima, na medida certa, ajudam sempre.


2 - Silicone aumenta o risco de câncer de mama?

Não. Falando em prótese mamária não temos nada descrito sobre este risco, temos sim, o BIA - ALCL ou Linfoma Anaplásico de Células Gigantes associado ao implante mamário que é um câncer incomum do sistema imunológico, mas não é uma câncer de mama. O diagnóstico precoce leva à cura com cirurgia apenas. O tratamento consiste na retirada do implante e retirada total da cápsula bilateralmente.


3 - Anestesia local ou geral, qual é mais segura?

Esta é uma pergunta controversa, não temos como afirmar qual anestesia é a mais segura. Esta avaliação vai ser feita entre o cirurgião e o anestesista, tomando conta, do estado do paciente, seu passado histórico, o procedimento que será submetido, horas do procedimento, dose a ser usada. Isto tudo feito em uma consulta médica e avaliação anestésica. Por isto, é muito importante o paciente ter ciência do quão valiosa é a consulta médica.


4 - Em uma cirurgia no nariz (rinoplastia) eu posso escolher o nariz que eu quero ficar?

Podemos ter ciência do desejo do paciente, mas é muito importante que o paciente entenda que cada organismo reage de um jeito frente a uma cirurgia. Por isso, é importante conversar com o paciente se as suas expectativas acerca do procedimento cirúrgico são reais e possíveis de alcançar. Em uma cirurgia, temos que ter ciência da história desta paciente, seu passado, a qualidade de pele, função respiratória. Todo este contexto vai também nos limitar em um resultado que as vezes é irreal, mas que para o paciente seria o desejo.



Dr. Willian Segalin é cirurgião plástico, formado pela Universidade de Passo Fundo - UPF, com residência médica no Hospital Federal de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Atende na Raimed, em Frederico Westphalen.

Marque já sua consulta!

23 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018por Tecnologia a serviço da vida. Criado orgulhosamente Raimed